DICAS PARA AUXILIAR SEU FILHO NAS TAREFAS DE CASA.

Father and little boy of fivr years having fun painting at home
Na hora de levar as tarefinhas para casa, há dúvidas em relação até quando os pais devem interferir. O fato é que o estudo em casa é de imensa importância para obtenção de bons resultados na escola.
O ensino escolar tem que ter o respaldo da família para poder progredir. Desta maneira os pais devem sempre estar próximos no andamento dos filhos na escola e nas responsabilidades que levam para casa.
Veja como ajudar, sem interferir nas lições dos filhos.
1 – Crie um espaço de estudo
O local onde o filho faz as tarefas pode interferir na concentração, por isso reserve um espaço da casa longe da TV e vídeo game. O local deve ser claro e arejado, além da facilidade de ter o material por perto, como livros, lápis e cadernos. Caso a criança tenha seu próprio quarto escolha uma parte em que seja o cantinho de estudo do filho.
2 – Incentive um horário de estudo
Deve-se respeitar o sono e os momentos de brincadeira da criança, de alguma forma ajuda também a criança a relaxar e ter disposição para estudar. Faça um horário dividindo essas atividades. Tente desde o início do ano letivo incentivar o seguimento dessa disciplina. Crianças  que têm escola pela manhã geralmente dormem um soninho à tarde, permita o descanso mas que não afete manter em dia as tarefas.
 3 – Corrija as atividades
Algumas tarefas podem ser revisadas pelos pais. Ao menos que o professor exija que os exercícios vão ser feitos em sala, após a criança finalizar, os pais podem conferir, o que estiver errado pode ser refeito em casa. Muitas crianças erram por falta de atenção, mais do que por não entender o assunto. Caso a criança tenha dificuldade o professor pode ser avisado para revisar a matéria em questão.
 4 – Estudo e diversão podem andar juntos
Algumas atividades podem ser incentivadas com atividades lúdicas. Idiomas podem ser exercitados através de cursos online, com jogos e músicas em inglês. Há programas com atividades de matemática cuja explicação faz o aluno brincar e aprender. Faça uso dessas ferramentas principalmente quando a criança não está estimulada para realizar atividades.
5 – Eleve a auto-estima da criança
Elogie cada passo conquistado pelo pequeno estudante, é importante o incentivo em casa. Os erros podem servir de motivo para repetição, explique que até assim ele está aprendendo mais.  Caso haja dificuldade em manter uma disciplina de estudo, sempre prefira a conversa do que a briga pra solucionar a situação.

Fonte: soescola.com